Na atualidade, a carboxiterapia é uma das melhores terapias para combater a celulite, o excesso de gordura no corpo, a flacidez, o envelhecimento corporal e facial, estrias, queda de cabelo e olheiras .
É um método não cirúrgico o qual consiste no uso terapêutico do gás dióxido de Carbono (CO2) por via subcutânea.
A origem desta terapia se encontra na estação de águas termais do Royat, na França, especificamente na década de 50, quando um grupo de cardiologistas, aplicou a terapia a pacientes que sofriam de diferentes enfermidades relacionadas com a má circulação sangüínea e a acumulação de gordura corporal.
O gás se infiltra por via subcutânea com uma agulha finíssima, esterilizada similar a que se usa para aplicar insulina, conectada a uma mangueira muito fina, que por sua vez se conecta em um equipo ligado ao cilindro do gás.
O aparelho permite regular a velocidade do fluxo de CO2 (contido em um tanque de oxigênio), tempo de injeção e monitora a percentagem de dose administrada.
A carboxiterapia não representa toxicidade sistêmica nem efeitos secundários, salvo uma ligeira e passageira dor na zona de aplicação.
O ideal é poder efetuar duas a três sessões por semana em um total de 18 a 20 sessões corporais, com uma duração média de 30 minutos por sessão
Como o Dióxido de Carbono é produzido pelo próprio organismo, não há risco de alergia nem de efeitos colaterais.
CARBOXITERAPIA E CELULITES
A celulite é um mal que sofrem a maioria das mulheres. Na atualidade se fala da Carboxiterapia como uma alternativa para eliminá-la.
A celulite, na realidade, deve-se a um transtorno circulatório a nível local: ao não produzir uma drenagem correta de nossas células gordurosas ou adipocitos os refugos e impurezas se acumulam em forma líquida, a princípio, para adquirir depois uma consistência espessa. A acumulação deste líquido espesso produz como conseqüência uma irritação das células chamadas fibroblastos que começam a produzir colágeno em maior quantidade.
O resultado é a conseqüente tração da pele, o que ocasiona a temida «pele de laranja». Por isso, a injeção do CO2, através dos efeitos terapêuticos mencionados, restabelece a morfologia e função da micro circulação, (base da enfermidade), aumentando a quantidade e velocidade do fluxo sangüíneo, diminuindo a acumulação de liquido entre as células, desintegrando a gordura da hipoderme e diminuindo a fibrose.
Em poucas semanas, é estimulado naturalmente o metabolismo local, com o aumento da micro circulação, eliminação de toxinas e ativação do processo de lipólises (destruição da malha gordurosa).
Os primeiros resultados se observam imediatamente, a qualidade da malha melhora, a pele se torna mais Lisa e as zonas afetadas se tornam mais finas.
Mas o mais interessante não é o que ocorre na superfície, mas sim o que ocorre na micro circulação.
Segundo os estudos mais recentes a celulite tem uma origem micro circulatória, a rede de diminutos copos arteriais, venosos e linfáticos que atravessam o conectivo.
Um dado mais que interessante, a carboxiterapia brinda excelentes resultados em pacientes com celulite de longa data, e por outro lado é um excelente método de prevenção de sua evolução em pacientes jovens.
O CO2 pode ser usado em qualquer parte do corpo com bons resultados e sem efeitos colaterais. A carboxiterapia é um método terapêutico para a celulite, ideal para a mulher de qualquer idade, eficaz e seguro.